PLANEJAMENTO DO TERRITÓRIO
Eixos Estruturantes

O Programa também atua em alguns eixos considerados estruturantes para o desenvolvimento regional. É fundamental criar um ambiente favorável com situações e mecanismos que deem suporte à competitividade das Cadeias Produtivas Propulsivas.

Câmara Técnica de Energias

A investigação e o desenvolvimento tecnológico nesta área deverão ser uma prioridade e poderão representar uma fortaleza para o desenvolvimento e uma abordagem integrada entre o mundo científico e o mundo empresarial.

Capital social e cooperação: liderança, empreendedorismo e educação

O capital social de um território refere-se ao capital intangível, composto por redes, organizações civis e pela confiança compartilhada. Elevar e qualificar o capital social do território e o nível de cooperação entre as partes é compor o montante de recursos necessários e capazes de promover a melhor utilização dos ativos econômicos de uma região.

Crédito e fomento

O desenvolvimento da região é limitado pela disponibilidade de fatores como tecnologia, tamanho do mercado e o volume de recursos para investimento. Assim, o sistema de crédito deve estar integrado ao Programa e atuar como políticas de fomento adequadas aos objetivos do território.

Pesquisa e desenvolvimento: inovação e tecnologia

O aumento da competitividade das cadeias produtivas propulsivas do território está diretamente ligado a sua capacidade de aumentar produtividade, reduzindo custos, com qualidade, em menor tempo, sendo necessário, para isso, novas tecnologias, pesquisas e inovação.

Infraestrutura/Logística

Com base nas necessidades e gargalos identificados no mapeamento das cadeias e considerando as iniciativas existentes, o Programa deverá incorporar ao planejamento do território, ações na busca por melhorias e ampliação da infraestrutura modal.