INSTITUCIONAL
O Programa

O Programa Oeste em Desenvolvimento é uma ação de Governança Regional que busca promover o desenvolvimento econômico da região por meio de um processo participativo, fomentando no território a cooperação entre os atores, públicos e privados, para o planejamento e a implementação de uma estratégia de desenvolvimento integrada.

Atua em eixos estruturantes de base territorial, tecnológica e inovadora, eleitas através de levantamento de dados do perfil socioeconômico e demográfico-empresarial da região Oeste do Paraná. O Programa tem a proposta de estabelecer estratégias de desenvolvimento nos 54 municípios contemplados nesta mesorregião do Paraná, tornando o ambiente favorável para a criação e a evolução dos negócios, de modo sustentável, por meio de acesso a novas tecnologias e mobilização para a inovação.

O programa organizará o território para atender as necessidades de municípios que fazem parte de uma mesma microrregião, evidenciando as potencialidades e aptidões existentes, que a partir de então passarão a compartilhar de um fator alavancador de desenvolvimento, sendo identificado e trabalhado em conjunto com as lideranças locais.

O desenvolvimento do território levará em conta as características locais fortalecendo-as (desenvolvimento endógeno). O desenvolvimento endógeno pode ser entendido como um processo de crescimento econômico que se estrutura e se sustenta na melhoria e ampliação da capacidade de geração e agregação de valor à produção local/regional com a utilização dos recursos disponíveis neste território.

A delimitação clara do território permitirá a adoção de estratégias apropriadas com maiores possibilidades de sucesso, pois serão consideradas as características específicas da região, sua capacidade de intervenção, o nível de desenvolvimento do capital social, o estado de articulação da rede institucional e as políticas de incentivo existentes no território.

Baseado no levantamento de dados socioeconômicos, ativos tecnológicos e da sinergia dos atores institucionais da região, o programa Oeste em Desenvolvimento possibilitará potencializar as cadeias produtivas dos setores estratégicos e assim gerar condições favoráveis para o desenvolvimento e melhoria do ambiente dos pequenos negócios e o aumento da qualidade de vida para sua população.