INSTITUCIONAL
Foco de Atuação

O Oeste é uma região de produção diversificada e conta com um conjunto amplo de atividades propulsivas, dentre as quais podemos salientar: produção graneleira, pecuária, fármacos, turismo, material de transporte, logística, madeira-celulose-mobiliário, dentre outras.

Entretanto, algumas destas atividades apresentam capacidade propulsiva maior do que outras. O reconhecimento da capacidade de propulsão depende da identificação de relações de encadeamento e integração das distintas atividades no território.

Além disso, nem todas as cadeias propulsivas apresentam o mesmo potencial de crescimento à frente e de inclusão de novos agentes. Por fim, há cadeias para as quais contamos com recursos presentes no território, suficientes para enfrentar seus gargalos, alavancar sua competitividade e sua rentabilidade.

Além desses fatores, a priorização para o início dos trabalhos do Programa Oeste em Desenvolvimento ainda levou em conta a capacidade de geração e distribuição de renda das cadeias presentes no território, sendo selecionadas as seguintes: 

  • Material de Transporte;
  • Turismo;
  • Agroalimentar;
  • Proteína Animal: Frango, Suíno, Leite e Peixe.