NOTÍCIAS
Seminário debate transporte e logística no Oeste do Paraná

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) promove no dia 19 de maio, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Toledo, o 1º Simpósio de Transporte e Logística para o Desenvolvimento Regional (Simtralog). O objetivo é debater as potencialidades e os gargalos do transporte de carga e de passageiros no Oeste do Paraná e o impacto dessas atividades na economia da região.

Pesquisadores poderão inscrever trabalhos para apresentação no evento sobre os seguintes temas: Transporte Urbano; Estradas Rurais; Geoprocessamento como Ferramenta de Apoio para Transportes; e Transporte de cargas.

A professora Patrícia Casarotto de Oliveira, da área de Engenharia Civil da UTFPR, disse que o simpósio permitirá “a troca de experiências entre a academia, profissionais de diferentes expertises, gestores municipais e entidades, de maneira a compreender a situação da logística atual, bem como verificar possíveis soluções e alternativas para melhorar desempenho competitivo da região”.

O presidente do Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendruscolo, lembrou que infraestrutura e logística regional estão entre as prioridades do programa. “Não podemos depender apenas das rodovias; precisamos de investimentos em outros modais, como o ferroviário e o hidroviário. As estradas rurais, por onde escoa a produção, também precisam de atenção. Só assim conseguiremos baixar os custos da produção e ser competitivos mundialmente”, defendeu.

Realização

O evento é realizado pela Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do Oeste em Desenvolvimento, formada por profissionais do curso de Engenharia Civil da UTFPR de Toledo, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), também de Toledo, do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), entre outros representantes.

Professores e pesquisadores interessados em apresentar trabalhos científicos podem se inscrever pelo site: http://ctinfralog.wixsite.com/simtralog. A submissão deve ser feita até o dia 3 de abril.

Público em geral

Para participar do simpósio é preciso se inscrever pelo site http://ctinfralog.wixsite.com/simtralog. Além das atividades teóricas, os participantes farão visitas técnicas a empresas e/ou instituições ligadas às áreas abordadas.

 

Realização
O evento é realizado pela Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do (POD) formada por profissionais do Curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, Toledo), do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE, Toledo), do Instituto Latino-americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e outros representantes.

 

Programação
As atividades começarão às 8h com o credenciamento.
8h30 – Abertura
9h - Palestra: Porto Seco de Foz do Iguaçu: questões aduaneiras e territoriais com Dr. Roberto França (UNILA)
10h20 - Apresentação de Trabalhos
11h - Palestra: Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da Hidrovia do Paraguai, com Dr. Carlos Nadal (UFPR)
12h – Intervalo
13h30 - 18:00  Minicursos e Visitas técnicas
14h30 – Palestra: Potencialidades da Geomática no desenvolvimento da Engenharia de Transportes com Dr. Irineu da Silva (USP)
16h – Palestra: Transporte Urbano
18h - Intervalo
19h - Palestra: Programa Estradas Rurais Toledo com o Deputado Estadual José Carlos Schiavinatto
20h – Encerramento